Quem trabalha com Web sabe como a velocidade do site  é importante para garantir que os robôs não “se cansem” de esperar pelo envio de dados do seu site e vão embora sem realizar seu precioso trabalho. Mas um novo serviço que o Google está lançando nesta noite pretende ajudar a resolver o problema. Trata-se do Google Page Speed, que 

A proposta é ambiciosa: quem se inscrever no serviço deverá informar ao Google alguns poucos detalhes sobre o site, como URL e uma ideia do tráfego de visitantes. Mas o principal é enviar o tráfego do seu site para os servidores do Google apontando o DNS CNAME. O Google, então, promete buscar o conteúdo de suas páginas, reescrever  suas páginas de acordo com as melhores práticas para maximizar o desempenho e entregar estas páginas otimizadas para seus visitantes através dos servidores do próprio Google.

“Os visitantes continuarão a acessar o seu site da mesma forma que faziam antes, só que elas carregarão mais rápido”, afirma o Google. Eles dizem que o novo serviço melhorará entre 25% e 60% o desempenho do site e, pelo que parece, vai permitir que você teste o quanto eles serão capazes de acelerar o seu site antes de efetivar o serviço.

A promessa é grande: nada mais de preocupações com CSS, compressão de imagens, armazenamento em cache, compactação de recursos… Mas não deixa se ser estranho permitir ao Google reescrever e enviar suas páginas como se fosse você… Mas se realmente funcionar, pode valer a pena.

Por ora, o serviço é gratuito para um grupo limitado de privilegiados que testarão a novidade, mas no futuro o Google cobrará “preços competitivos” pelo seu uso.

A página do serviço Google Page Speed oferece um formulário de inscrição e um link para testar a velocidade atual do site.

 

Comentários

Nenhuma resposta para “Google Page Speed: aumente a velocidade do seu site”

Escreva um comentário

Comentários não são permitidos.