SEO não é mágicaNão é raro encontrar artigos, cursos e tutoriais na internet prometendo ensinar os “truques”, as “técnicas mágicas” que vão colocar a página da sua empresa no topo da lista do Google. Pior: algumas agências digitais adotam este tipo de discurso na hora de vender o trabalho de SEO para seus clientes, numa tentativa pura e simples de ganhar mais dinheiro.

Passei recentemente por uma situação destas. Venderam para o sujeito a ideia de que ações online, como SEO, SEM, Mídias Sociais e e-mail marketing, seriam capazes de encher a sala de aula de um curso presencial, com pouca carga horária, muito caro, oferecido por uma escola desconhecida, ministrado em um horário impossível e em um local afastado do grande centro e relativamente difícil de acessar. E não importava mostrar ao cliente ou à agência que o potencial de sucesso era virtualmente zero. Um grande espetáculo de mágica foi prometido e ao cliente só interessava ver o show que lhe fora prometido.

SEO não é uma ilusão, um truque de mágica. Profissionais de SEO não são como David Copperfield ou Chris Angel ou qualquer outro grande nome do momento. E se fossem, ainda assim não entregariam ao cliente o que ele espera, pois truques de mágica são ilusões e, como tal, podem até encantar os olhos, mas não são o que parecem ser.

Analistas SEO e agências: antes, e acima de tudo, ajudem seus clientes a enxergar a empresa, os produtos e serviços deles como eles realmente são. Ajudem seus clientes a fazer um planejamento estratégico e um plano de negócio factíveis para que as ações online gerem resultados efetivos. Afinal, você pode até vender uma geladeira para um esquimó, desde que haja percepção de valor do cliente pelo produto…

A propósito, sobre o cliente em questão: as ações colocaram o curso em destaqueno Google e geraram um bom engajamento de fãs no Facebook. Mas, na prática, ninguém poderia frequentar o curso, então não houve matrícula…

Comentários

Nenhuma resposta para “SEO, os mágicos e seus truques maravilhosos”

Escreva um comentário

Comentários não são permitidos.